![]() |
Foto: Arquivo Pessoal |
Depois de longos anos tentando uma vaga, em um dos curso mais concorrido na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o estudante Caio Rodrigues, de 23 anos, finalmente viu a lista dos aprovados para o curso de medicina.
Caio é do município Tabatinga, distante 1.107 km da capital, fez seu ensino fundamental e médio na rede pública do ensino, tinha dois sonhos, um ser jogador de futebol, mas como o futebol amazonense, precisamente no município não tem estrutura, não seguiu, o outro era cursar medicina, pois sua mãe enfermeira naquela cidade sempre o incetivava. Ele é o terceiro filho dos quatro de seus pais.
Ele seguiu para capital amazonense no ano de 2015, para estudar em curso preparatório, pois tinha em mente que assim conseguiria aprovação em seu primeiro ano, se enganou, não conseguiiu o objetivo de primeira, mas não desistiu, continuaou tentando, mas não é fácil manter um curso.
Os anos se passaram e nada da tal sonhada aprovação, ele se viu a ponto de desistir, por não ter recursos financeiros de pagar um curso preparatório, então decidiu estudar por conta própria na biblioteca do prédio da FIEAM, próximo de sua casa onde moral de aluguel.
Chega a pandemia e ele se vê cada vez mais pressionado em deixar a capital e voltar para sua cidade, sofreu com a saudade de sua família, mas teve força para resistir. Como a situação financeira ficou apertada se viu em continuar o estudo na biblioteca. Na terceira tentativa estudava sozinho, até que decidiu começar a pagar apenas a disciplina de matématica e física em um curso na cidade, as demais matérias estuda na FIEAM e em casa.
Na sua 5º tentativa, em 2021, finalmente chega, a pandemia levou muitos de seus conhecidos, mas não levou o seu sonho de seguir buscando o que sempre desejou.
Nas redes sociais o jovem Caio agradece a todos que o apoiaram e espera por um mundo melhor "eu quero poder ajudar as pessoas da minha cidade e dá de presente para minha mãe essa aprovação" disse o jovem.
Postar um comentário