Portal TBT em Foco

Foto: Divulgação

A Capitania Fluvial de Tabatinga, subordinada ao Comando do 9° Distrito Naval, realizou, na última segunda-feira (5), o resgate de uma família de indígenas da etnia Tikuna, no Rio Solimões, nas proximidades do município de Tabatinga.

A família, composta por seis adultos e duas crianças, havia se deslocado da Comunidade de São Gabriel para Tabatinga em uma embarcação regional (canoa) de pequeno porte, quando um tronco atingiu o casco da embarcação e jogando todos no rio. 

O resgate ocorreu no momento em que uma equipe de Inspeção Naval da Capitania regressava do patrulhamento pelos rios do Alto Solimões, próximo ao município de Benjamin Constant.

Os militares da CFT, que estavam passando no local, realizaram o resgate da família, levando-a para a embarcação “Agência Escola Flutuante Mutirum III”, pertencente à Capitania.

Os indígenas foram transportados para o Porto de Tabatinga, onde um oficial médico da Capitania realizou os primeiros atendimentos e constatou que todos estavam em boas condições de saúde. 

Após o resgate, a família recebeu orientações sobre a importância do uso do colete salva-vidas, item obrigatório em uma embarcação. Que poucos naquela região tem o costume de usar. 

Post a Comment

Responsive Advertisement