Tabatinga - O bispo emérito da região do Alto Solimões, Dom Alcimar Caldas Magalhães, morreu na manhã deste domingo (20), após sofrer uma parada cardíaca.
De acordo com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - Regional Norte I, ele estava internado para fazer uma cirurgia para desobstruir o canal da vesícula, quando teve a parada e não resistiu.
Dom Alcimar era da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Ele foi nomeado bispo pelo Papa João Paulo II em 1981 para a diocese de Carolina, no Maranhão. Em 1990 foi transferido para a então prelazia do Alto Solimões, onde tomou posse no dia 18 de novembro daquele mesmo ano. Renunciou ao cargo por motivos de idade após 24 anos como bispo, sendo sucedido por Dom Adolfo Zon.
![]() |
Foto: Divulgação |
Nascido em 02 de fevereiro de 1940, no Igarapé do Ourique, município de Benjamin Constant (AM). Ao ser ordenado frade capuchinho recebeu o nome de Frei Evangelista. Concluiu o curso de Teologia e Jornalismo em Roma. Seu lema episcopal: HABES ME SOCIUM (Tens em mim um amigo).
A Prefeitura Municipal de Tabatinga decretou luto de 3 dias, pelo falecimento do Bispo.
Postar um comentário