Após permanecer estável nos 30 metros por nove dias e registrar até uma pequena baixa de um centímetro, o nível do Rio Negro voltou a subir em Manaus. Enquanto em Tabatinga, município distante da capital 1.107 km, o nível das águas do Rio Solimões começaram a baixar e trazer de certa forma alívio aos ribeirinhos.
A imagem mostra que no mês de maio, precisamente dia (29) as águas do Rio Solimões estava medindo 12.10 em Tabatinga, dando início a vazante, em Manaus media 29.95 continuava a subir o Rio Negro de acordo com o site Pro Manaus.
A segunda imagem mostra que na última segunda-feira (15), o Rio Negro mediu 29,99, mas já chegou a medir 30,00 registro da maior cheia registrada desde 1902 quando os registros começaram a ser marcados. Em Tabatinga o rio de água barrenta bateu 11.22.
A previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) era que o rio chegasse à cota máxima de 30 metros. A expectativa é que, agora, o nível do rio comece abaixar. De acordo com o órgão, abaixo dos 27 metros o nível do rio é considerado patamar normal para a cheia.
Postar um comentário